"Ir ao teatro é como ir à vida sem nos comprometer."
(Carlos Drummond de Andrade)

Grupos

Grupos da Rede Itajaiense de Teatro


A.E.C.A. ( Alunos em Exercício Cênico Anchieta)


Uma escola de teatro mantida pelo Anchieta Arte Cênica para os remanescentes do Curso Básico de Teatro. Que fazem trabalho de estudo, pesquisa e produção de espetáculos teatrais.


Cálice Expressão de Arte Cia. De Teatro


Nasceu da vontade de “viver” o teatro. O grupo é formado por alunas remanescentes da Escola A.E.C.A (Alunos em Exercício Cênico Anchieta), ministrada pelo ator e diretor Valentim Schmoeler, que se mantém o diretor deste grupo. O interesse é estudar. Conhecer possibilidades e desvendá-las.


Cia Andante


A Cia. Andante, sediada em Itajaí desde 2005, se dedica à pesquisa e montagem de espetáculos na linguagem do teatro de animação.
Caracteriza-se pela exploração e preservação de uma estrutura tradicional de atuação, que explora novas possibilidades estéticas.
Desenvolve apresentações de espetáculos, teatro lambe-lambe, performances e oficinas, sempre buscando o aprimoramento técnico/poético/estético da atuação, priorizando a qualidade artística e a ocupação de espaços alternativos de apresentações.


Cia Experimentus Teatrais


Fundada em 1999 na cidade de Itajaí (SC), a Cia Experimentus Teatrais têm se dedicado à montagem de espetáculos para crianças e adultos, optando por construir sua própria dramaturgia a partir de obras literárias ou fragmentos de textos teatrais, em processos criativos de amplo diálogo com o ator. Recentemente vem também se dedicando ao teatro de formas animadas (bonecos e objetos), ampliando os horizontes da criação textual e cênica em que o grupo vem trabalhando.


Cia Mútua


A Companhia Mútua Teatro & Animação nasceu em 03 de março de 1993 na cidade de Joaçaba, meio-oeste catarinense. Esteve sediada em Balneário Camboriú durante todo o ano de 2006 até início de 2007, quando mudou sua sede para Itajaí-SC.
Desde 2002 pesquisa o teatro de formas animadas com o objetivo de disseminar a arte através de uma poética teatral mergulhada no lirismo e na simplicidade. Sua linha de atuação abrange também a narrativa cênica, a pantomima e o clown.


Grupo Acontecendo por aí


O grupo sempre optou por uma linguagem calcada no trabalho do ator, propondo também uma aproximação entre espectador, espetáculo e grupo. Nos últimos anos vem optando pela montagem de textos de autores nacionais, apresentando novos dramaturgos à comunidade.


Grupo Bagagem Cênica


Aqui vai a nossa bagagem mambembe e como um grupo nômade, não firmamos raízes, mas deixamos nossa semente por onde passamos. Lá chegamos, abrimos nossa bagagem e montamos a cena, abrimos as cortinas e as nossas personagens que também são nômades surgem e atuam conforme os seus destinos, os aplausos chegam, e a nossa maquiagem é tirada, guardamos a bagagem, e lá vamos nós...


Grupo Experimental de Montagens Artísticas


Tem como objetivo o estudo de diversas formas de atuação. O foco principal é a descoberta do ator em si mesmo, cada qual superando seus obstáculos e reconhecendo seus limites.


Grupo Porto Cênico


Foi fundado em 2004, a partir de maio de 2006 sofreu uma remodelação de integrantes e se formou por atores oriundos de outros grupos e experiências teatrais.
O Grupo tem como objetivo principal desenvolver e aperfeiçoar a formação e desempenho atorial e investigar o fazer teatral.
O grupo constrói sua identidade no âmbito do desenvolvimento e aperfeiçoamento de cada ator e cada atriz na investigação do trabalho sobre si mesmo e da linguagem Teatral de maneira a construir espetáculos que sejam as sínteses do trabalho do Grupo.


L.E.G.U.M.E. palhaços


O grupo tem dedicado sua atenção à pesquisa da palhaçaria (também conhecida como Clownaria), em seus exercícios práticos, intervenções e espetáculos.
O trabalho está pautado na reflexão sobre as questões de caráter social e humanístico. O principal objetivo do L.E.G.U.M.E. palhaços é estar em constante diálogo com o público desenvolvendo pesquisas que abrangem também espaços cênicos e a relação artista/platéia.


Sua Cia de Teatro


A Sua Cia. de Teatro iniciou suas atividades em 2007, com os atores Leandro Magalhães e Marcelo Marquetti, dando continuidade ao trabalho já realizado a mais de dez anos no grupo Anchieta. Com o objetivo de formar platéia para o teatro e levar cultura para todos os cantos de Santa Catarina.


Grupos Convidados


Grupo POVO DA RUA – Teatrodegrupo


Formou-se em 1997 e estreou seu 1° espetáculo em 1999, na busca da construção de um teatro de grupo - o artista solidário no processo coletivo de criação – agrupando atores com diversidade de caminhos e uma vontade comum de participar como sujeitos de transformação das relações sociais.
O POVO DA RUA vem firmando sua estética, com projetos desenvolvidos com entidades e movimentos de luta por direitos sociais e humanos pelas ruas, praças, escolas, fábricas, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul e festivais de teatro, mostras e encontros nacionais e internacionais.
As montagens sempre procuram pela singular humanidade retida em cada encontro onde se propõem momentos de celebração entre artistas e toda a classe de cidadãos presentes no espaço urbano.


Coletivo Terceira Margem


Nem lá, nem aqui; nem ali, nem acolá. Poesia em música em prosa em fala em imagem. Imagem falada, nem tão dita; imagem lida e sentida; música que completa, que nem feijão com arroz; mesa farta. CTM é uma experiência dos sentidos – visão, audição, tato – É estar perto, bem próximo do hálito criador. Quase um sussurro, um roçar de pele. É compartilhar o ver nos olhos. CTM não é ponto final, é apenas uma vírgula intermitente, que não cansa de nunca cessar. CTM é um espaço para a execução de qualquer possibilidade criativa. Coletivo Terceira Margem é um espaço para as probabilidades. Não tem fronteira. CTM desemboca na criação e transformação artística sob o ponto de vista do não conceito. Abdicar-se das estruturas rígidas e apoderar-se dos lugares fora dos mapas. Criação. Criação. Criação.


Cia dos palhaços


A Cia dos Palhaços nasceu de um grupo de estudos formado em 2004 com a intenção de pesquisar e buscar o aprofundamento na arte do Palhaço. Residente em Curitiba o grupo tornou-se uma companhia de teatro. Mais informações: www.ciadospalhacos.com.br ou http://www.wilsonesarrafo.com.br/