"Ir ao teatro é como ir à vida sem nos comprometer."
(Carlos Drummond de Andrade)

Histórico da Mostra

A realização de mostras de teatro em Itajaí sempre fez parte da tradição artística da cidade, oferecendo ao público de nossa região, semanas de espetáculos produzidos pelos artistas locais que, há muito, têm explorado variadas linguagens e estéticas. As mostras sempre foram eventos de grande repercussão na mídia, e de apelo visível junto ao público, que além de lotar o pequeno auditório da Casa da Cultura Dide Brandão, a cada noite, ainda exigia a realização de uma segunda sessão dos espetáculos, reclamando a criação de novos espaços na cidade.




Em 2006 a Câmara Setorial de Teatro de Itajaí começa a discutir a retomada dos eventos que reuniam a produção local. Destas discussões nasceu o 1º Itajaí em Cartaz, projeto que apresentou a produção local numa programação intensa de maio a novembro de 2007, com os seguintes desdobramentos: Mostra Itajaí em Cartaz, no mês de maio no Teatro Municipal numa semana de espetáculos de todos os grupos da Câmara Setorial de Teatro, e em forma de Projeto de Repertórios em Cartaz, proporcionando que estes espetáculos se mantivessem em cartaz durante os fins de semana de junho a novembro no Teatro da Casa da Cultura Dide Brandão.


Esta iniciativa marca a busca por um calendário coletivamente organizado, que disponha espetáculos locais em cartaz, durante todos os fins de semana do ano nos espaços teatrais da cidade, agindo na manutenção do público teatral formado, buscando assim, que este não seja apenas um público de eventos com períodos determinados, como Festivais e Mostra de Teatro.


No segundo ano de realização, 2008, o 2º. Itajaí em Cartaz proporcionou também no mês de maio a 2ª. Mostra Itajaí em Cartaz no Teatro Municipal, onde aconteceu também um intercâmbio com a apresentação de espetáculos de outras cidades para a abertura e o encerramento. Na mostra, os grupos organizaram uma parceria com algumas escolas que trouxeram alunos para os espetáculos, além de repercutir na mídia de forma intensa. No decorrer do ano, no período de junho a novembro de 2008, ocorreu o “Toda Terça Tem Teatro” também no Teatro Municipal, onde todas as terças-feiras ocorriam apresentações de espetáculos dos grupos de Itajaí e uma das terças, ficava reservada para um espetáculo convidado.


No ano de 2009 foi dado seguimento ao projeto, porém com recursos financeiros mais escassos, a temporada “Toda Terça Tem Teatro” aconteceu durante apenas um mês e o “Itajaí em Cartaz” teve que ser adiado para o mês de Outubro. Mesmo assim, a Rede Itajaiense de Teatro através da equipe de organização da Mostra manteve com muita garra os eventos dos grupos de teatro da cidade de Itajaí. Com isso, cada vez mais o Itajaí em Cartaz, assim como o Toda Terça Tem Teatro tornaram-se eventos tradicionais da cidade.


Este ano, a Rede Itajaiense de Teatro tem o orgulho de apresentar ao público a 4a edição do Itajaí em Cartaz, com muitas novidades: a integração de outros artistas locais dos diferentes setores da cultura e descentralização dos espaços de apresentação. Por isso, além das peças teatrais, a programação conta com a participação do Conservatório de Música Popular de Itajaí, Academia de Dança Milenium e Grupo de Percussão Jaé, para dar mais brilho e visibilidade ao evento. Outra novidade é a apresentação dos espetáculos dos grupos itajaienses, não só no teatro Municipal de Itajaí, mas também em espaços alternativos nos bairros Imaruí e São João, e em praças públicas.