"Ir ao teatro é como ir à vida sem nos comprometer."
(Carlos Drummond de Andrade)

Sinopse das peças

A Caravana da Ilusão - grupo Povo da Rua - teatrodegrupo (Espetáculo convidado para a abertura da Mostra)
Sinopse: A peça narra a saga de uma trupe mambembe que viaja até chegar a um lugar desconhecido onde os caminhos se bifurcam. A ausência do líder, recentemente falecido, Instala a dúvida e o medo ante a possibilidade daquela tradição findar e a ansiedade pela renovação. Com a morte do líder, os artistas tornam-se responsáveis pelas escolhas e suas conseqüências, em meio à estranha força que os impulsiona a seguir seus próprios caminhos.


O texto propõe uma reflexão sobre o papel da arte e do artista na sociedade. O Povo da Rua aborda essas questões de forma sensorial no espaço urbano, através da linguagem Circense e do Teatro Popular. A trilha sonora, especialmente composta (com acordeom, clarinete, cavaco e percussão), contribui para esse ambiente poético que convida o público para um momento de celebração na estressante rotina das cidades.


Ficha Técnica:
Elenco;Alessandra Carvalho, Dominique Martins Andujar, Marcos Castilhos, Rogério Lauda e Hugo Klein Varella
Direção Cênica: Fernando Kike Barbosa
Direção de Produção: Inês Hübner
Trilha Sonora: Rogério Lauda
Figurino: Antonio Rabadan
Cenário: Zau Figueiredo
Máscaras: Elton Manganelli
Maquiagem: Heinz Limaverde




E seja que deus quiser! - Grupo Bagagem Cênica


Sinopse: Este espetáculo leva no seu nome a primeira frase dita no inicio desta jornada de 25 anos, e resume um apanhado de momentos marcados cenicamente que nos ajudaram a conquistar o público e a sua confiança pelo estado. Será servido em uma retrospectiva narrada, cantada e interpretada por três jovens atores:


O Descobrimento do Brasil; A Escolinha; Horário Político; Banho Demorado; As Freirinhas; A Super Mãe; Novela Mexicana; Romeu e Julieta.
Em uma roupagem nova e textos atualizados a critica social e política continua sendo o tempero forte em cada cena de humor que compõe este espetáculo


Ficha Técnica:
Elenco: Vinícius Bellé, Leandro Cardoso e Rodolfo Lançoni.
Auxiliar de Direção: Rafael Orsi de Melo.
Direção : Valentim Schmoeler.




Performance poética -Palavra Muda - Coletivo Terceira Margem (CONVIDADO)


Sinopse: A performance “Palavra Muda” nasce da vontade de experimentar a poesia em seu estado mais próximo do visual e sonoro, vários dos textos foram concebidos especialmente para a performance de maneira a se integrarem melhor com a proposta desta linguagem, e variam da prosa à poesia. O projetor é utilizado como recurso visual, agregando imagens, cores e novos tons à leitura poética. A sonoplastia é executada ao vivo por Patrícia Viana fazendo uso da voz e de Viola Erudita. Os textos são de autoria de Sebastião Paulo Do Aragão e Leandro De Maman.




Na Moral - Sua Cia de Teatro


Sinopse: Um espetáculo falando de relacionamentos, vestibular, política, tribos...


Quais as semelhanças e diferenças entre relacionamentos desde a idade média até os tempos atuais com a geração internet?
E quando chega a hora do vestibular... Faço o que gosto, ou o que meus pais querem?
Chega a hora de votar... Mudar, ou continuar?
Nos dias de hoje são muitas as opções, e com isso muito mais dúvidas.
Além destas interrogações, também abordaremos etnias, tribos, classes sociais, diferenças, preconceitos.
Tudo com uma dose de crítica e com muito bom humor. Porque... NA MORAL CADA UM É CADA UM!




Folhetim - Grupo Porto Cênico


A idéia é que as coisas aconteçam a partir das notícias de um de um jornal e compor um gênero comédia. Os atores se desdobram e se deliciam entre as seções de saúde, anúncios e carta do leitor e também saltam nas páginas policial e política e por fim falam das variedades. A dramaturgia organizada pelo Grupo é composta de contos, textos de esquetes advindos de autores como Karl Valentim / Groucho Marx / Nelson Rodrigues / Luis Fernando Veríssimo. Numa composição que se pretende chegar bem ao adolescente e, assim o teatro posso se tornar interessante a este público, que por muitas vezes, tem sido esquecido pelo teatro que vai à escola, haja vista, o público ao qual dedicamos espetáculos sempre ser as crianças. A montagem se pretende bem humorada, com bons textos e com uma construção estética acessível.


Ficha Técnica:
Atuação: Osmar de Oliveira / Caroline Carvalho
Direção: Valéria de Oliveira
Dramaturgia: O grupo




As mentirosas - Cálice Expressão de Arte


Espetáculo Teatral de Histórias narradas e interpretadas por três “mentirosas” que viram tudo acontecer na cidade chamada Santo Antônio do Sacrecré do Chipsuí de Minas. Esta cidade não tem um real formato, ela se molda dependendo da história que será contada e aí é que está a surpresa: quem escolhe as histórias que irão compor o espetáculo é a própria platéia em um jogo de “eleição”


CONTA MAIS!
São quatro as histórias que compõem o espetáculo e duas delas devem ser selecionadas:
• “A Mula-Sem-Cabeça” – Conta a viagem de uma família (Pai, mãe e filha) para a cidade de Santo Antônio. Eles decidem morar na cidadezinha. Porém eles não sabiam que aquele lugar escondia um segredo...
• “A Tartaruga” – Na floresta de Santo Antonio moram todos os animais que vocês conseguem imaginar, mas a mais interessante é a Tartaruga, que já está muito velhinha e bola um plano mirabolante para tirar proveito da bicharada. Será que ela vai se dar bem?
• “A Rainha Rabo de Macaco” – Antigamente naquela cidade, morava uma Rainha, aliás, a primeira Rainha que existiu no mundo todo! E foi graças a ela que todas as rainhas que existem, precisam usar aqueles vestidões compridos e cheios de pano. E sabem por que? Bem, é que embaixo da sua saia existe...
• “Os Três desejos” – Numa das casinhas da cidade, mora um casal de velhinhos humildes. Certo dia, bate à porta de sua casa um homem
E pede comida, os dois dividem o pouco que tem. Como forma de agradecimento o homem deixa para eles um presente: três desejos! E agora? O que será que eles farão?
Obs – Todas as histórias são escritas e adaptadas pelo escritos Roberto Carlos Ramos


AS MENTIROSAS: Bruna Machado, Daiana Wagner, Telja Rebelatto




Tempestade em um copo de Shakespeare - Grupo Experimental de Montagens Artísticas


Sinopse: Tomando o texto “A Tempestade”, de William Shakespeare, como eixo central, o Grupo trabalha com a intertextualidade de outras duas peças do autor, “ Romeu e Julieta” e “ Sonho de uma noite de verão”, para criar uma história onde o elemento lúdico e mágico, assim como as vicissitudes do amor, são a base da trama.
Os três atores que interpretam a peça assumem os cinco personagens escolhidos destas três histórias.
Magia, música e jogo são parte desta proposta teatral que se passa em uma ilha fabulosa onde até o mais inesperado pode acontecer.


Ficha Técnica:


Inspirado na obra de William Shakespeare.
Elenco: Wilson Malaquias, Willian Meirinho, Odessa Cristina e Jackeline Schiehl
Direção: Laura Correa
Sonoplastia e iluminação: Laura Correa
Produção, figurinos e cenografia: G.E.M.A. e Laura Correa
Adaptação do texto: G.E.M.A. e Laura Correa
Classificação: livre


Devoradores de Livros - grupo Porto Cênico




A peça é o resultado do trabalho do Grupo Porto Cênico, que por meio da literatura construiu uma dramaturgia voltada para o público infanto/juvenil.
Por considerar a literatura uma fonte de conhecimento, saberes e cultura que traz consideráveis benefícios para a educação da criança, o espetáculo propõe uma reflexão acerca dos hábitos de leitura e sua importância para o encontro de poesia na vida cotidiana. A encenação é conduzida por duas traças comedoras de papel, metáfora ideal para abordar o assunto, já que elas se alimentam dos livros abandonados, esquecidos nas prateleiras. A traça Bete já devorou muitos livros e a traça Abgail está começando a mudar sua rotina, e assim, ambas ingressam num universo de brincadeira, fantasia e gostosuras.
A dramaturgia é permeada por duas histórias da literatura infantil: "O Pequeno Fantasma", de Pedro Bandeira, e "O Pote Vazio", de Demi, escolhidas por abordarem termas pertinentes ao universo da criança: os medos, a solidariedade, honestidade e auto-estima da criança frente as suas limitações.


Ficha Técnica
Direção: Leandro De Maman
Atuação: Valéria de Oliveira e Caroline Carvalho
Técnica: Osmar de Oliveira
Cenografia e Figurinos: Samara Zukoski
Trilha Sonora Original: Chico Preto e Mr. Chuk
Dramaturgia: O Grupo
Fotografia e Design Gráfico: Leandro de Maman e Samara Zukoski
Produção: Grupo Porto Cênico


Performance Clown - L.E.G.U.M.E. Palhaços


Sinopse: O L.E.G.U.M.E. palhaços possui roteiros de intervenções urbanas para a pesquisa de materiais cênicos do palhaço. Essas intervenções podem vir a acontecer em ônibus, ruas, terminais, supermercados, shoppings, feiras, praças, e demais locais públicos. O conflito entre o palhaço e o cidadão e a experiência de estudar o comportamento do homem sem demais julgamentos auxilia na construção de cada clown. Além disso, o grupo tem a preocupação, também, em comunicar algo através de tais intervenções urbanas, explorando um universo de possibilidades e instigando a reflexão sobre temas cotidianos eventualmente esquecidos como: a paciência, meio ambiente, relações humanas e comunicação, sempre distanciando da linguagem “educativa” e preservando os jogos lúdicos e bem-humorados de tratar e questionar tais assuntos. A idéia aqui é sentir-refletir a respeito “juntamente” com cada cidadão.


Crimes Delicados - Grupo Acontecendo Por aí


Sinopse: Sob a direção de Pépe Sedrez, “Crimes Delicados” é uma peça de humor negro para adultos.
Escrita pelo autor mineiro José Antônio de Souza, a peça conta a história de um casal de classe média-alta, que influenciado pelas tendências da moda e das notícias que surgem nas páginas policiais dos jornais todos os dias, planejam “eliminar” os próprios pais. Para chegar ao crime maior, eles precisam de muito treino. É aí que entram os animais de criação e os empregados da casa.
O autor explicita a crítica social e, apesar de ter escrito o texto no final da década de noventa, traz um tema bastante atual devido as recentes notícias sobre os crimes acontecidos no Brasil.
O Texto de frases enxutas e incisivas explora com sutileza as situações cômicas protagonizadas pelos personagens. Hugo, Dalila e Efigênia são interpretados pelos atores Luciano Estevão, Melize Zanoni e Lenita Novaes.


Ficha técnica:
Texto: José Antonio de Souza
Direção: Pépe Sedrez
Elenco: Lenita Novaes, Luciano Estevão e Melize Zanoni
Concepção de Iluminação: Pépe Sedrez
Concepção de sonoplastia e figurinos: Lenita Novaes
Concepção de cenário: Luciano Estevão
Execução de sonoplastia e iluminação: Lourenço Cardoso jr / Cristiano Floriano
Fotos: Leandro de Maman


Faca de dois (le)gumes - L.E.G.U.M.E. palhaços
"Em 'Faca de dois (le)gumes' Abobrinha e Pimentão se encontram nas voltas que a vida dá. Dessas que fazem a gente descer, subir, acelerar e frear... Estátua! E até logo."


Além do entretenimento, “Faca de dois (le)gumes” visa uma comunicação com o público despertando a reflexão sobre o amor e sua característica de faca de dois gumes. Com a irreverência do clown (palhaço), Pimentão e Abobrinha mostram que quando se trata deste sentimento, ao mesmo tempo em que alguém fere, pode também sair ferido. O elenco da peça é formado pelos atores do grupo L.E.G.U.M.E. palhaços: Charles Augusto e Ana Peres Batista. A sonoplastia por Lúcio Locatelli. E a direção é assinada por Fábio Hostert


Ficha Técnica:
Atuação: Ana Peres Batista e Charles Augusto
Direção: Fábio Hostert
Dramaturgia: Ana Peres Batista, Charles Augusto e Fábio Hostert
Sonoplastia: Lúcio Locatelli
Figurinos: Nessa Neuber
Confecção dos figurinos: D. Ingeburg Ramers
Cenografia: Enzo Monti
Ilustrações em Cena: Bruno Bachmann
Ilustrações do Material Gráfico: Andréia Peres Batista (Miu)




Dois amores e um bicho - Cia Experimentus Teatrais


Sinopse: Em Dois Amores e um Bicho, montagem do texto do venezuelano Gustavo Ott, o público é convidado à sala de estar de uma amável família às voltas com um crime do passado. Em grande proximidade com a cena, a platéia acompanha o “desmascaramento” destes três personagens que optam por reviver o passado, e encenar os acontecimentos que pertencem a um momento obscuro da família. Num jogo perverso e patético, Karen, a mãe, e Carolina, a filha, tentam descobrir os motivos que levaram Pablo, o pai, a espancar um cachorro até a morte há cerca de 20 anos. Um crime do passado traz a tona uma investigação familiar e um jogo de tensões em que não sabe quem fala a verdade.


Texto de Gustavo Ott
Tradução: Marialda Gonçalves Pereira
Direção: Daniel Olivetto
Elenco: Jô Fornari, Marcelo F. de Souza e Sandra Knoll
Preparação de Ator: Barbara Biscaro
Cenário: Roberto Gorgati
Figurino: Barbara Biscaro




Um Príncipe chamado Exupéry - Cia. Mútua


Exupéry é um jovem e destemido aviador. Ele e seus amigos, que juntos formam “os cavaleiros do céu”, enfrentam o mar, o céu e o ar; a noite, o deserto, as montanhas e as tempestades para cumprir seu ofício: transportar o correio aéreo. Essa vida de perigo, mistério e aventura inspira Exupéry a começar a escrever sua obra.
Espetáculo de teatro de animação inspirado na vida do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, entre 1926 e 1944, quando antes de ter-se tornado conhecido mundialmente por seu romance “O Pequeno Príncipe”, Saint-Exupéry trabalhou para a Companhia de Correio Aéreo Aéropostale. E numa época em que os aviões eram quase de papel, entregava cartas em escalas de vôos diários, que se estendiam pela Europa, África e América do Sul. Uma de suas escalas era na praia do Campeche, em Florianópolis, local onde ele ficou eternizado como "Zéperri".


Ficha Técnica:


Dramaturgia: Mônica Longo, Guilherme Peixoto e Willian Sieverdt
Elenco: Mônica Longo e Guilherme Peixoto
Direção: Willian Sieverdt
Cenografia: Jaime Pinheiro
Mecanismos de Bonecos e Cenários: Paulo Nazareno
Sonoplastia e Trilha Sonora Original: Guilhermo Santiago e Paulo Zanni
Engenharia de Iluminação: Giba de Oliveira
Desenhos: Marcos Leal
Figurinos: Lenita Novaes
Escultura dos Bonecos: Mônica Longo
Confecção dos Bonecos: Mônica Longo e Guilherme Peixoto
Marcenaria: Edson Wessler
Operação de Luz: Lilian Barbon
Operação de Som: Eduardo Costa
Designer Gráfico: Leandro De Maman
Pintura de Estrutura Cênica: Luis Melo
Pintura de Bonecos: Luis Carlos Vigarani
Pintura de Cenários: Guilherme Peixoto e Mônica Longo
Costureira: Eunice Alves Cardoso
Preparação de Atores: Ângela Finardi
Consultoria de Pesquisa: Mônica Cristina Corrêa
Pesquisa, Produção e Realização: Cia Mútua




As pessoas de minha pessoa - grupo Bagagem Cênica
Uma porta é aberta. Fernando Pessoa convida todos a conversar.


Estão em uma arca todos os escritos do poeta e também de seus heterônimos. Foram setenta e duas vidas criadas em papel, porém três delas preencheram os ideais de Pessoa: Ricardo Reis, conselheiro e intelectual; Álvaro de Campos, descrente e sonhador e Alberto Caeiro, seu mestre. Eles são colocados a conversar com seus convidados.
Fernando António Nogueira Pessoa. “Este nome não importa, devo falar do meu caráter (...) Desejo ser um criador de mitos (...)”




O Auto da Compadecida - Alunos em Exercício Cênico Anchieta


Sinopse: Na pequena Taperoá, sertão paraibano, vive de pequenos bicos e muita esperteza, a dupla João Grilo e Chicó. O primeiro, que costuma dar jeito em tudo, arruma encrenca na tentativa de convencer o Padre João a benzer a cachorra desenganada de sua patroa, a fogosa Dora, mulher do padeiro Eurico. O segundo, covarde e mentiroso, segue os passos do amigo, mas insiste em que as coisas vão terminar mal. Está com a razão. A cachorra morre e Dora quer um enterro cristão para o animal. Mediante uma suposta herança deixada pela cachorra em testamento, o padre faz o enterro, e os fatos acabam nos ouvidos do Bispo, em visita à cidade, que também quer a sua parte na herança.






Concerto em Ri Maior - Cia dos Palhaços(Espetáculo convidado para o encerramento da Mostra)


Sinopse: Concerto em Ri Maior é um espetáculo musical de palhaços/clowns de Curitiba, e que existe há mais de 3 anos, onde os atores palhaços pesquisam a arte do circo com os melhores palhaços do Brasil, além da música, mágica e da dança. Tudo acontece a partir de improvisações, não possui texto e os palhaços usam a linguagem do gromelô russo.
Palhaço Wilson, interpretado por Eliezer Vander Brock é um Palhaço russo,ele é o maestro do Concerto, para ser entendido pela platéia e executar suas obras, conta com a ajuda de seu amigo e tradutor, o Palhaço Sarrafo, interpretado por Felipe Ternes.
As obras do Concerto foram criadas ou adaptadas pela família Chevchenco. Wilson tem o maior orgulho de apresentar as músicas de autoria de seu avô, Dimitri Chevchenco, às obras de seu tio, Dimitri Chevchenco, de seu pai, Dimitri Chevchenco, e de sua mãe Maria.
O Concerto é formado por um músico e maestro russo e seu ajudante que quer ser músico. Os palhaços convidam todos os espectadores a participarem e influenciarem no andamento do espetáculo.
As obras utilizam vários instrumentos, piano, violão, acordeon, castanholas e harmônica.
O espetáculo é composto por muita música, dança, improvisação, e participação da platéia.